Economistas sabem disso de cor, mas muita gente não se dá conta da importância da industrialização para o desenvolvimento de uma cidade. Uma nova fábrica de pães e salgados congelados de São Sepé abriu há poucos meses e já gerou 70 empregos na cidade, devendo ampliar o número de funcionários em 2023. Mas qual a diferença de uma indústria para uma loja de comércio ou uma empresa de serviços?
Não é só o fato de que geralmente, uma fábrica gera mais empregos e agrega maior valor ao produto. É que a indústria de pães, por exemplo, tem clientes em mais de 100 cidades do Estado e tende a ampliar. Enquanto isso, uma loja de comércio ou prestadora de serviços instalada em São Sepé geralmente vai vender só para clientes da cidade ou de uma pequena região. Ou seja, vai tirar clientes de outras lojas já existentes em São Sepé.
Já a fábrica de pães está gerando empregos e renda em São Sepé para atender clientes de todo o Estado. E se instalou em São Sepé aproveitando justamente a localização estratégica, por ser no Centro do Rio Grande do Sul e permitir atender todo o Estado. Em Santa Maria, temos indústrias fortes em alguns setores, que estão perto de seus principais fornecedores, como carne e arroz. Exemplos disso são o Frigorífico Silva, que tem mais de 1,1 mil funcionários e vende para todo o Brasil e alguns países, arrozeiras como Marzari, JFighera e Primo Berleze, que vendem seus produtos para todo o país. Há também metalúrgicas como Agrimec, Silenkar e SR Agroindustrial, que atendem o país e o Exterior.
Nós, de Santa Maria e região, compramos de fora grande parte dos produtos industrializados e alimentos in natura. Ou seja, estamos gerando empregos, por exemplo, na fábrica de bolachas de Caxias do Sul, na indústria de roupas de São Paulo, da China ou de Taiwan ou na fábrica de produtos de limpeza de uma multinacional com filial em São Paulo.
É difícil criar novas fábricas locais ou atrair outras indústrias de fora? Claro que sim, mas não é algo impossível.
Por outro lado, é preciso focar em turismo e investimentos em empresas de alta tecnologia, como startups? É óbvio. Porém, isso não vai gerar empregos suficientes para uma grande massa de pessoas de classes média e baixa de uma cidade de 285 mil habitantes, como Santa Maria.